Project Football é um manager de futebol que, em tese, deveria ser semelhante a Championship Manager, FIFA Manager ou então Elifoot e Brasfoot. Na prática o jogo não é nada disso e contém poucos recursos que devem desagradar aos jogadores.
A única liga disponível é a inglesa e os clubes, assim como os jogadores, possuem nomes genéricos. As agremiações britânicas são representadas por times com nomes como “Team 01”, “Team 02” e por aí vai.
O jogo conta com recursos que permitem apenas a escalação dos times, ou seja, você não realiza contratações, não dispensa atletas, não constrói estádio e nem nada disso que está presente nos principais jogos do gênero. O Project Football organiza todas as informações em botões presentes no canto da tela.
Antes de começar o jogo você pode verificar o seu plantel, fazer a escalação, visualizar informações sobre o próximo adversário, tábua de classificação e tudo o mais. Os preparativos para iniciar o jogo são importantes e devem ser tratados com bastante atenção.
Durante o jogo você pode escolher se quer assistir a ele em 2D ou 3D. Um ponto interessante aqui, e que não existe em jogos mais simples como Elifoot e Brasfoot, é a animação dos jogos. Você visualiza seus craques correndo atrás da bola, participando de divididas, fazendo tabelas, lançamentos e gols, e correndo para o abraço.
Os jogadores de todos os clubes em Project Football não possuem nome. Eles são identificados apenas por códigos como “TP8467, “TP8468” etc. Informações como posição e atributos como potência do chute, moral e média de qualidade de cada atleta são exibidos, o que ajuda você a definir qual será o 11 inicial.